Hiparco, o Pai da Trigonometria

Hiparco (por volta de 190-125 a.C) é considerado um dos melhores astrônomos da antiguidade. Cuidadoso, ele desenvolveu importantes trabalhos nos observatórios de Rodes. Creditam-se a ele feitos como a determinação do mês lunar médio, um calculo da inclinação do plano na orbita terrestre e a organização de um catálogo de 850 estrelas. Sabe-se também que ele foi quem introduziu  na Grécia  a divisão do círculo em 360º e propôs a localização de pontos  sobre a superfície  da terra por meio de latitudes e longitudes.

No entanto, pelo fato de escrever a primeira tabela trigonométrica, Hiparco ficou conhecido como “Pai da trigonometria”.

Essencialmente, a idéia de Hiparco é tão simples que poucos se dão conta de sua genialidade. Na verdade, ele introduziu uma única função trigonometrica: a função corda. Pela figura abaixo, nota-se que uma tábua de cordas é equivalente a uma tábua de senos trigonométricos.

Acredita-se que uma tábua de cordas posterior, devida ao matemático Claudio Ptolomeu (c. 85 – c. 65), foi desenvolvida a partir da descoberta de Hiparco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: